24 novembro, 2016

Ed Snowden

Edward Joseph Snowden (nascido em 21/06/1983, EUA) é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.
Em Hong Kong, onde ele se reuniu com o jornalista Glenn Greenwald e a cineasta e jornalista Laura Poitras, Snowden lhes entregou os documentos que comprovavam a existência de programas de vigilância em massa, entre os quais o programa de vigilância PRISM dos Estados Unido. As revelações de Snowden foram inicialmente publicadas nos jornais The Guardian e The Washington Post,
Em reação a elas, o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.
Glenn Greenwald, uma das poucas pessoas a quem Edward Snowden entregou os documentos revelando os programas de vigilância e espionagem global, divulgou-os também em seu site The Intercept. O Brasil era um dos principais alvos da espionagem pelos órgãos de inteligência dos Estados Unidos.
Em 1º de agosto de 2013, às 15h30, hora local, Edward Snowden entrou em território russo, depois de ter recebido documentação do Serviço de Migração russo que lhe concedeu asilo. Ele tem recebido ameaças de morte anônimas, feitas por agentes de várias organizações americanas, incluindo o Pentágono e a NSA. Em depoimento ao Parlamento Europeu, Snowden afirmou que os Estados Unidos teriam pedido sua execução.
Em 18 de março de 2014, falando da Rússia através de um robô conectado via Internet, Edward Snowden apareceu numa conferência TED. Foi saudado e chamado de herói por Tim Berners-Lee, criador da WWW, pelas revelações sobre a vigilância global pela NSA.



Em 2015, o cineasta Oliver Stone, de "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho", realizou uma cinebiografia de Edward Snowden. A película foi lançada no Brasil, em 10 de novembro, com o título de "Snowden - Herói ou Traidor" (trailer oficial).

Nenhum comentário: