30 dezembro, 2016

Amor moderno

Estas são as 36 perguntas que farão você se apaixonar. Este questionário faz parte de um experimento de 1997 sobre como criar intimidade em casais. O estudo terminou com o casamento de dois dos participantes. Voltou a ganhar importância depois de um artigo publicado no "The New York Times".
Mandy Len Catron publicou em 2015 o artigo To Fall in Love With Anyone, Do This, no The New York Times, no qual narrou como se apaixonou com a ajuda de 36 perguntas elaboradas pelo psicólogo Arthur Aron.
Embora a escritora tenha usado as perguntas de Aron para se apaixonar e para que se apaixonassem por ela, Aron colocou-as em seu estudo como uma ferramenta para gerar intimidade, não necessariamente amorosa, de forma gradual. O objetivo era ajudar os psicólogos a criar uma relação próxima no contexto de um laboratório, de modo que fosse possível manipular e estudar as variáveis desta relação.
Quando Aron testou o questionário, distribuiu alguns dos participantes em casais de homens e mulheres. Um dos casais que participou e se conheceu neste estudo acabou se casando seis meses mais tarde. Segundo explicou Aron à revista Wired, em 2010, “a última vez que entrei em contato com eles, ainda estavam juntos”.
Quer dizer, é possível que este questionário, criado para que as pessoas se abram aos poucos, realmente funcione. Nós o reproduzimos a seguir se alguém quiser testá-lo (sob sua responsabilidade). O estudo original exige que se trate de alguém completamente desconhecido. Recomenda-se empregar 45 minutos: quinze para cada conjunto de 12 perguntas, embora tanto Mandy Len Catron quanto estes dois voluntários do The Guardian precisaram de mais tempo. Os participantes devem ler em voz alta uma pergunta cada um, embora os dois devem responder todas.
Quando terminarem o questionário, os dois devem se afastar e responder às perguntas feitas pelos pesquisadores.
No estudo original não se menciona a necessidade de olhar nos olhos durante quatro minutos ao terminarem, mas não é desaconselhável: funcionou para Mandy Len Catron.

Nenhum comentário: