16 janeiro, 2017

Jardinagem e liderança

Chamo a atenção para o trabalho do Dr. Thorsten Grahn (da Regent University, Virginia Beach, EUA), que faz analogias entre a jardinagem e a liderança organizacional.
"Há muitas boas razões para preferir as flores artificiais às flores naturais. Mesmo depois de muito tempo em um vaso, elas ainda estão em plena floração e suas folhas não se desprenderam, As flores artificiais não exigem água nem luz do sol – nenhuma nutrição! Elas nunca vão morrer.
Mas as flores artificiais têm uma desvantagem: eles não crescem! Elas permanecem as mesmas para sempre. Eles nunca vão morrer porque nunca viveram.
Às vezes, os líderes desejam que as pessoas de sua equipe se comportem como essas flores artificiais. No entanto, em breve vão descobrir que elas não crescem nem se adaptam a um ambiente em mudança. Na verdade, não mudam em nada.
As organizações precisam de pessoas que vivam e cresçam, e não de pessoas que querem manter o status quo. A liderança deve tratar as pessoas como plantas que precisam de muitos cuidados para viver, mas que, no longo prazo, vão ofuscar as "flores artificiais" da organização."

Nenhum comentário: