24 janeiro, 2017

Onde fica o WC?

Certa vez, uma família inglesa foi passear na Alemanha. Num de seus passeios, eles foram olhar uma casa de campo que lhes pareceu adequada para as próximas férias de verão. Indagando sobre o proprietário, souberam tratar-se de um pastor protestante, a quem pediram licença para percorrer a casa.
A casa lhes agradou bastante. E pediram a preferência para alugá-la.
Regressando à Inglaterra, enquanto comentavam sobre a casa, alguém se lembrou-se de não ter visto um WC por lá.
Endereçaram, então, ao proprietário a seguinte carta:
"Somos da família que esteve aí dias atrás com o propósito de alugar a sua propriedade no próximo verão, mas esquecemos de um detalhe e agradeceríamos se nos informasse onde se encontra o WC."
O pastor alemão, que não conhecia o significada da abreviatura WC, e julgando tratar-se da seita inglesa "White Chapel", respondeu nos seguintes termos:
"Prezados senhores:
Recebi sua carta e tenho o prazer de informar que o local a que se referem fica a doze quilômetros da casa. É muito cômodo, sobretudo para quem tem o hábito de ir para lá frequentemente. Alguns vão a pé, outros de bicicleta, visto não haver por aqui um meio de transporte melhor. Há lugares para quarenta pessoas sentadas e cem em pé. O ar é condicionado, para suportar os inconvenientes das aglomerações, e os assentos são de veludo. Recomenda-se chegar cedo para conseguir lugar. As crianças sentam-se ao lado dos adultos, e todos cantam em coro. À entrada, é fornecida uma folha de papel para cada pessoa, mas se alguém chegar atrasado, ou depois da distribuição, poderá usar a folha da pessoa ao lado. A folha, porém, deve ser restituída à saída para ser usada durante todo o mês. Existem amplificadores de sons. Tudo o que se recolhe durante o ato é doado às crianças pobres da região. Fotógrafos tiram fotografias para os jornais da cidade, de modo que todos sejam vistos no cumprimento de suas obrigações."
(Fazendo a ronda na internet.) 

Nenhum comentário: