22 março, 2017

CASTELO DE HEIDELBERG. Outras histórias

"A Dentada da Bruxa" 
No portão do pátio do castelo encontra-se uma argola, com a qual os visitantes davam uma pancada na porta quando procuravam entrar. Segundo a lenda, receberia o castelo de presente aquele que mordesse a argola. Muitos tentaram essa tarefa, tal como uma bruxa com a sua forte dentição, a qual fez tentativas até quase partir os dentes. Essa bruxa tentou mordê-la várias vezes, mas a força da sua magia falhou. Apenas permaneceu um pequeno aprofundamento no batente da argola, a chamada Hexenbiss ("dentada da bruxa").
Conclui Daniel Häberle:
Aquele que, ao serviço do senhor do castelo, conseguir morder a argola da porta, será o próximo rei. No pensamento tranquilo do senhor do castelo, está presente que nesta tarefa não estão envolvidos só os dentes, mas também os elementos da vida.
Atualmente pode ver-se a argola da porta com a suposta dentada, e a lenda continua a afirmar que receberá o castelo de presente aquele que conseguir morder a argola.

"O Salto do Cavaleiro"
Wilhelm Sigmund conta a seguinte história em seu livro "Alt Heidelberg" (Antiga Heidelberg):
Certa vez, durante a realização de um banquete ou outro evento, irrompeu subitamente um incêndio nos espaços superiores do castelo, sendo todas as damas e cavalheiros postos rapidamente em segurança, com exceção de um cavaleiro. Este não estava familiarizado com os compartimentos, escadas e corredores e encontrou todas as saídas bloqueadas pelo fogo. As chamas encontraram facilmente alimento nas cortinas e em outros materiais inflamáveis. Vendo-se cercado pelo fogo, gritou por ajuda. No entanto, ninguém o ouviu, o que talvez o tenha levado a pensar que não restava ninguém para salvá-lo. Portanto, não lhe restava outra alternativa senão saltar temerosamente pela janela. E o céu recompensou o audacioso ato, pois ele chegou íntegro ao terraço. Mas o chão foi perfurado pelas fortes botas, deixando lá uma pegada que ainda hoje pode ser vista. As pessoas registaram estas estranhas marcas no Altan do castelo com o nome de "O Salto do Cavaleiro" (Der Rittersprung).
Atualmente, os visitantes do castelo tentam que os seus calçados se encaixem nas pegadas do cavaleiro. Outra lenda associa a pegada com o rei Frederico IV, afirmando que este saltou, completamente alcoolizado, da janela do seu palácio para o terraço do castelo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Heidelberg

Ver também: CASTELO DE HEIDELBERG. O pequenote Percheo

Nenhum comentário: