16 março, 2017

Uma imagem do mundo através dos odores

Alexandra Horowitz diz que todos os cães têm a capacidade de criar "uma imagem do mundo através dos odores", graças, em parte, ao design de seus focinhos. O focinho de um cão é "estereoscópico", explica, o que significa que cada narina é controlada separadamente, permitindo que o animal não só possa detectar um odor em particular como também localizá-lo no espaço.
Em seu novo livro, "Being a Dog" (Sendo um Cão), Horowitz discute o funcionamento do olfato canino e explica como os cães podem usar seus focinhos para entender a hora do dia, entre outras habilidades.
Uma das coisas mais surpreendentes que os pesquisadores acidentalmente descobriram é que os cães podiam detectar melanomas. A partir da observação de cães que, persistentemente, cheiravam algo no corpo de seus proprietários. Nos quais um check-up finalmente confirmou que eram portadores de melanoma.
Desde então, tem havido programas de treinamento de cães para detectar vários tipos de câncer – na respiração, na urina, no sangue e na pele. A maioria destes programas relatam altos níveis de sucesso. Os cães são definitivamente capazes de detectar a existência de células cancerosas através do olfato.

Entrevista

Nenhum comentário: