19 abril, 2017

O primeiro mouse da história

De maneira independente, o pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford, vinha trabalhando desde 1963 em um projeto muito avançado para a época. No início da década de 1960, a maioria dos computadores era operada com cartões perfurados e outros métodos que não permitiam a interação do usuário com a máquina.
Entre os dispositivos de entrada apresentados por ele, em 1968, durante a primeira demonstração pública de seu projeto, havia uma caixinha de madeira com um botão vermelho na parte superior e um cabo que saia de uma das extremidades, lembrando, de alguma forma, o rabo de um rato. Era o primeiro mouse da história.
Em 1970, foi emitida para Douglas C. Engelbart a patente US 3541541 A X-Y Position Indicator for a Display System (Indicador de Posição XY para um Sistema Display) - o mouse do computador.
Cronologia
1952: nasce a primeira trackball
1963: o primeiro protótipo de mouse
1970: primeiro mouse comercializado
1973 - 1981: os mouses da Xerox
1983: primeiro mouse da Apple
1999: a estreia do mouse ótico
A evolução dos mouses não para por aí e, recentemente, os "ratos" ganharam "asa". Graças aos giroscópios, agora os mouses não precisam nem mesmo ser operados sobre uma superfície física e plana. Esse modelo requer apenas alguns movimentos leves do pulso do usuário para que o cursor seja movido, reduzindo assim o cansaço físico causado por arrastar o mouse durante o dia todo.

http://www.tecmundo.com.br/historia/10976-como-inventaram-o-mouse.htm

Nenhum comentário: