30 abril, 2017

Recordando Belchior

Morre aos 70 anos, o compositor/cantor Belchior. Nascido em Sobral - Ceará, Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes faleceu na noite de sábado em Santa Cruz - RS, de causa natural (dissecção da artéria aorta). Sucesso popular e de crítica, Belchior desenvolveu uma longa e regular carreira fonográfica do início dos anos de 1980 até 1999. O polêmico auto-exílio a que se impôs a partir de 2009, motivado por uma separação e dívidas, levou a um afastamento total da mídia e perda de contato com familiares. Nas últimas duas décadas, mesmo sem lançar discos, tornou-se objeto de culto e viu trabalhos como o álbum "Alucinação", de 1976, serem aclamados como obras fundamentais da MPB. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias pela morte do compositor. E o povo cearense não esquecerá o legado artístico que Belchior deixou para o nosso Estado e para o Brasil.
1
Entrada proibida
Esta eu ouvi Antonio Carlos Belchior contar, há muito tempo. Quando fomos contemporâneos na Faculdade de Medicina da UFC, e a música não o havia "desencaminhado" das lides acadêmicas. Como, em tempos ainda mais remotos, aconteceu a Noel Rosa, um "monstro sagrado" da música popular brasileira.
2
O "Pombo Cheio"
Naquela data, eu estava completando 21 anos. Uma fita-cassete registrou aquelas maravilhosas canções que foram tocadas e cantadas durante o encontro. Uma delas, por exemplo, era sua canção "Paralelas", que inicialmente Belchior cantava assim: "No Karmann-Ghia, sobre o trevo a cem por horas, meu amor". E que, adiante, foi modificada para: "Dentro do carro..."
3
O virundum
O compositor Belchior, em sua última apresentação no programa do Jô Soares, andou muito cauteloso. Ao pronunciar as palavras "um analista amigo meu", quando "dava uma palinha" de sua música "Divina Comédia Humana", foi aquele esmero na empostação. A ponto de receber do apresentador do "Onze e Meia" os mais rasgados elogios (entre risos).
4
Navegando na canção
Enfim, eis o instrumento ideal para a gente navegar por tantas canções do gênero: [...] "Mucuripe", de Fagner e Belchior.
5
Onde está Belchior?
Não cometa o mesmo erro da equipe do Fantástico.
6
As preocupações segundo a idade
A mais importante delas (conclusões) é a de que não adianta o meu amigo Belchior ir para o Uruguai: o Brasil não o esquece. Também pudera, quem mandou criar tantas coisas tão belas?
7
Braguilhas
Certa vez, o meu amigo e cantante Belchior confessou que tinha medo, medo, medo das pessoas cujas braguilhas começavam no pescoço e acabavam no dedão do pé. Ao dizer isso, Belchior, que fora um seminarista, estava a se lembrar da batina dos clérigos.

Belchior - "Paralelas"


Os 41 principais sucessos de Belchior estão nesta página do Globo Cultura. Para ouvir a música inteira você precisa ter o aplicativo do Spotify.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Auxiliadora Barroso, por e-mail:
30 de abril de 2017
Boa noite, Paulo Gurgel!
Valeu a homenagem ao Belchior que, mesmo distante, não foi nem será esquecido pela nossa geração.