24 junho, 2017

A geopolítica do gelo


Em 1867, os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia, graças à especial dedicação do secretário de Estado William Seward. Foi uma grande aquisição. [Ver: A loucura de Seward]
Mas Seward também considerou a possibilidade de comprar a Islândia e a Groenlândia, que pertenciam à Dinamarca.
Anna Andersen, do Reykjavík Grapevine, conta a história. Em 1868, Benjamin Mills Pierce, um engenheiro de minas, elaborou um relatório sobre o assunto para o Departamento de Estado. A Groenlândia, disse ele, tinha possibilidades impressionantes de pesca comercial, bem como enormes reservas de criolita (Na3AlF6, hexafluoraluminato de sódio) que eram cada vez mais acessíveis aos novos métodos de mineração.
A Islândia seria menos valiosa, ainda que suas águas fossem muito ricas em peixes. Mas os islandeses eram ferozmente patrióticos e poderiam não receber bem uma anexação.
Pierce argumentava que a maior vantagem de possuir esses territórios era a estratégica. Se os EUA possuíssem a Groenlândia e a Islândia, além do Alasca, cercariam o Canadá. E isso poderia ajudar a persuadi-lo a juntar-se aos Estados Unidos.
A ideia não prosperou. E o Reykjavík Grapevine nos diz que, quando o relatório de Pierce foi apresentado ao Senado, os membros literalmente riram da ideia.

Fontes
http://www.neatorama.com/2016/06/05/1868-US-Considers-Buying-Iceland-and-Greenland/
http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?res=9A07EFDD133AEF34BC4152DFB1668382679FDE
http://www.alternatehistory.com/forum/threads/what-if-united-states-of-america-buys-iceland-in-1869.389783/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Criolita

Nenhum comentário: