02 junho, 2017

Samba, bamba e caçamba

1
O pior não é quando a palavra não tem rima. É quando só tem uma ou duas, e o compositor quer emplacar uma rima “rara” sem pagar o preço. Caso típico: “samba”. Tudo bem. Rima com “bamba”. Como, porém, não rima com quase nenhuma outra, ela costuma induzir um processo perigoso na hora de escrever. Bota a palavra lá no fim do verso, e dá um jeito de preencher o meio. A coisa só dá certo quando você consegue esconder esse processo. Quem lê (ou quem ouve) jamais pode suspeitar de que você, que escreveu, fez essa “sacanagem”. Para todos os efeitos, poesia tem que ser igual a mágica – todo mundo sabe que é truque, mas ninguém pode saber qual é o truque. Botou “samba”, rimou com “bamba”, o poeta está quase que certamente condenado a deixar o rabo de fora. A coisa é tão séria que até mesmo quando dá mais ou menos certo costuma dar um pouco errado. Vejam o caso da famosa tentativa feita no refrão de “Esperanças perdidas” (sucesso musical de "Os Originais do Samba"). A tentativa de ocultamento do artifício é dupla, e em ambos os casos um pouquinho canhestra. Primeiro, ao invés de tascar a palavra “samba” para, em seguida, sair-se da enrascada sonora apelando para o famigerado “bamba”, o compositor fez o contrário: começou por onde os outros costumam terminar. Aí, tentou surpreender, usando uma "second best": “caçamba”. Teve plena consciência do perigo de forçar a mão. O que fez? Saiu à cata de uma metáfora que “justificasse” a inserção da palavra naquele lugar, que a tornasse, digamos assim, “inevitável”. Aí, sob a influência da ressonância longínqua dos versos da primeira estrofe (essa, sim, muito bem feita, meditando sobre quanta felicidade possível a vida vai deixando para trás, seja por descuido nosso, seja por azar), chegou a uma aparente solução: comparar-se a uma caçamba cheia de água, mas que só pode subir à superfície puxada pela corda do samba. A metáfora é ótima, tomada em si mesma, e poderia compor um belíssimo refrão, não estivesse totalmente deslocada, rodeada de bobagens e lugares comuns do tipo “já fui batizado na roda de bamba”, e uma desavergonhada rima de “eu juro que não” com “eu tenho razão”. O que nós, que ouvimos, ficamos pensando, naquele átimo de segundo que estraga tudo de bom que a música poderia ter? Pensamos (com toda a razão) que o pobre do compositor gastou tanta energia na busca de uma justificação para essa rima que perdeu o fôlego no meio do caminho, e acabou terminando o refrão às pressas, mais ou menos como alguém que chega finalmente ao fim da escada com um volume pesado e o coloca desajeitadamente em qualquer lugar, para se livrar do fardo.
Moral da história. Rima rara é bom. Raríssima, é um perigo. Já vem carimbada. Para tirar a marca do carimbo, é um custo." Jotavê
2
“Não me importo com as rimas
Não me importo com as rimas. Raras vezes
Há duas árvores iguais, uma ao lado da outra.
Penso e escrevo como as flores têm cor
Mas com menos perfeição no meu modo de exprimir-me
Porque me falta a simplicidade divina
De ser todo só o meu exterior.
Olho e comovo-me,
Comovo-me como a água corre quando o chão é inclinado,
E a minha poesia é natural como o levantar-se o vento…”
Alberto Caeiro

Ver também: Rimas difíceis

Nenhum comentário: