01 julho, 2017

A fruta kiwi. Curiosidades

A Actinidia deliciosa, vulgarmente conhecida como kiwi (quiuí), é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do gênero Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. O fruto tem uma casca fibrosa, baça, castanho-esverdeada, que recobre uma polpa verde brilhante ou verde-amarelada que contém fileiras de pequenas sementes negras comestíveis.
Curiosidades
Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantêm a coloração verde quando madura.
É considerado o fruto comercial com maior quantidade já identificada de vitamina C, com a exceção da acerola.
A Itália é, hoje, o maior produtor mundial do fruto, seguida pela Nova Zelândia, Chile e Grécia.
O kiwi é também produzido na China, a sua terra de origem, mas este país não integra a lista dos 10 maiores produtores mundiais.
Inicialmente chamado de "groselha chinesa", em meados do século XX o fruto foi rebatizado de kiwi na Nova Zelândia, o primeiro país em que foi produzido comercialmente em larga escala.
As sementes do Kiwi dividem o círculo em 36 seções iguais.


Kiwi x Kiwi

Comentário 1 de 2: eros thanatos (usuário Blogger) disse...
Fenakiwi ou Festa Nacional do Kiwi é a Feira da Indústria de Farroupilha que tem como mote festivo o Kiwi, pois a cidade é a maior produtora da fruta no Brasil. A festa acontece a cada dois anos no município de Farroupilha, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Tem muita tradição, sendo realizada há mais de 20 anos. A 1ª edição da festa aconteceu em 19 a 28 de julho de 1991. A festa costuma reunir mais de 100 mil pessoas em seus três finais de semana. A Fenakiwi é promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha e Prefeitura Municipal.
3 de julho de 2017 08:37

Comentário 2 de 2: Paulo Gurgel disse...
Olá, et.
Gosto dos kiwis assim como gosto dos wikis.
Site da Fenakiwi 2017: www.fenakiwi.com.br
3 de julho de 2017 10:41

2 comentários:

eros thanatos disse...

Fenakiwi ou Festa Nacional do Kiwi é a Feira da Indústria de Farroupilha que tem como mote festivo o Kiwi, pois a cidade é a maior produtora da fruta no Brasil. A festa acontece a cada dois anos no município de Farroupilha, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Tem muita tradição, sendo realizada há mais de 20 anos. A 1ª edição da festa aconteceu 19 a 28 de julho de 1991. A festa costuma reunir mais de 100 mil pessoas em seus três finais de semana. A Fenakiwi é promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha e Prefeitura Municipal.

Paulo Gurgel disse...

Olá, et.
Gosto dos kiwis assim como gosto dos wikis.
Site da Fenakiwi 2017:
http://www.fenakiwi.com.br/