10 julho, 2017

Merecem chocolate

Richard Hamming (1915 — 1998) foi um matemático e professor estadunidense. Ele trabalhou no Projeto Manhattan, em 1945, programando um dos primeiros computadores eletrônicos digitais que calculava a solução de equações dos físicos do projeto. O objetivo do programa era descobrir se a detonação de uma bomba atômica poderia incendiar a atmosfera terrestre. O programa mostrou que isto não ocorreria.
Citações
"Máquinas devem trabalhar, pessoas devem pensar."
"É melhor resolver o problema certo da maneira errada que o problema errado da maneira certa."
"O propósito da computação é insight (discernimento intuitivo), não números."
"Existem comprimentos de ondas que pessoas não podem enxergar, sons que pessoas não podem ouvir, e talvez computadores tenham pensamentos que pessoas não poderiam ter."
"Newton disse: 'Se vi mais longe foi porque estava sobre ombros de gigantes'. Nos dias de hoje, estamos uns sobre os pés dos outros!"
"Quais são os mais importantes problemas em sua área? Você está trabalhando neles? Por que não?"
"Os bons professores merecem maçãs; os grandes professores merecem chocolate."
Insight, substantivo com origem no idioma inglês e que significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. Nos desenhos, o insight é representado com o desenho de uma lâmpada acesa em cima da cabeça do personagem, indicando um momento único de esclarecimento em que se fez luz.

... sobre ombros de gigantes, trecho de uma carta de Newton para Robert Hooke, baseado numa metáfora atribuída a Bernardo de Chartres.

... merecem chocolate, a citação favorita de Hamming, que ele mandou escrever em caligrafia na porta do seu escritório.

Nenhum comentário: