13 outubro, 2017

EUA anunciam sua saída da UNESCO

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (12/10) sua saída da Unesco, a agência de educação e cultura da ONU. A decisão foi acompanhada por Israel, que logo depois declarou que seguirá o mesmo passo. Ambos apontam uma postura anti-israelense por parte da organização.
A decisão americana, válida a partir de 2019, não surpreende. Enfatiza o ceticismo expressado por Trump sobre a real necessidade de o país permanecer em organizações multilaterais. Ele chegou ao poder com a política protecionista "América primeiro", ou seja: os interesses nacionais estariam sempre acima dos compromissos internacionais.
Desde que assumiu a presidência, Trump abandonou a Parceria Transpacífico (TPP), um acordo comercial assinado por 12 países que criaria a maior área de livre-comércio do mundo, e o Acordo do Clima de Paris. Washington também ameça abandonar o Nafta, o tratado que aboliu as fronteiras aduaneiras do país com o México e o Canadá, e está ainda analisando sua participação no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o qual também acusou de ser anti-Israel.


Um artista francês criou a Lâmpada Política, uma lâmpada conectada à Internet que reproduz uma espécie de tormenta em seu interior a cada vez que Donald Trump "tuíta".
"A escolha de fazer a Lâmpada Política reagir aos tweets de Donald Trump é explicada pelo fato de que ele encarna à perfeição uma era perigosa, onde as palavras de um homem em uma rede social global podem prejudicar o destino de milhões. A ideia da Lâmpada Política é, ao esconder a sua real natureza por trás de um objeto agradável, fazer com que o comportamento do observador mude imediatamente quando o seu propósito é revelado, provocando ansiedade e fascínio."

Nenhum comentário: