11 outubro, 2017

Péricles: "não risquem fósforos"

Quando Péricles se suicidou em 1961, eu tinha treze anos de idade. Para mim, era totalmente insondável que alguém, aclamado como o cartunista que fazia o Brasil rir, um dia se decidisse a terminar sua vida assim bruscamente.
Péricles de Andrade Maranhão publicava na revista "O Cruzeiro" as histórias de O Amigo da Onça, que se transformou em um dos personagens mais populares do país.
Dono de uma personalidade sensível e atormentada, o sucesso fez com que o cartunista passasse a detestar sua criação. Apesar disso, ele continuou ilustrando suas histórias, semanalmente, por 17 anos ininterruptos.
Péricles suicidou-se na noite de 31 de dezembro, em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás. Mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".
Péricles criou o AO..., por Frima Santos





Diego Augusto, do blog DiegOº Art, criou este desenho para a exposição comemorativa do Dia do Quadrinho Nacional, que aconteceu na Biblioteca Municipal de Campinas, em 04/02/2017. Nele, o autor do desenho retrata o momento em que Péricles fixava o cartaz em sua porta, porém dando de cara com o "seu Onça". Embalado pelo hit "Ó o gás", com que O Amigo da Onça alerta os bombeiros a sua frente, o personagem tenta frustrar os planos de suicídio do seu criador.

Nenhum comentário: