05 novembro, 2017

Fake news

O Dicionário Collins Online, publicado a partir de Glasgow, GB, escolheu como "palavra do ano" de 2017 a expressão "fake news".
Eles informam que "fake news", "notícias falsas", foi um termo amplamente usado por Donald Trump quando estava em campanha para a presidência, em geral para se referir a notícias negativas sobre ele, mas parece que o mundo inteiro passou a imitá-lo na utilização do termo. Em 2017, as menções a fake news aumentaram 365% em mídia de língua inglesa.
No Brasil, as várias modalidades de notícias falsas foram usadas por ocasião do impeachment da presidente Dilma Rousseff, acusada falsamente de improbidade administrativa. Também vêm sendo usadas no lawfare contra o ex-presidente Lula, que denunciou o fato através de seus advogados no Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.
E o maior dos fake news continua sendo atribuir a invenção do termo ao presidente Donald Trump,
Últimos vencedores de "palavra do ano"
2016 - Brexit: Substantivo que significa a "saída do Reino Unido da União Europeia".
2015 - Binge-watch: Verbo que significa "assistir de uma vez a um grande número de programas televisivos, especialmente a todos os episódios de uma série".
2014 - Photobomb: Verbo que significa "estragar uma fotografia ao passar em frente de quem está sendo fotografado, normalmente fazendo algo bobo, como uma cara engraçada".
2013 - Geek: Substantivo que significa alguém com "talento no uso de computadores, e que parece se interessar mais por eles do que por pessoas".

Nenhum comentário: