02 novembro, 2017

O primeiro verme da informática

Às 18 horas do dia 2 de novembro de 1988, Robert Tappan Morris Jr, estudante da Universidade Cornell, estava no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) distribuindo o que seria considerado o primeiro código malicioso a se espalhar pela internet.
Ele escolheu liberá-lo do MIT, para disfarçar o fato de que a praga fora criada em Cornell.
O "Morris worm" (verme de Morris), como ficou conhecido, alastrou-se rapidamente e deixou computadores "catatônicos" em muitos locais, incluindo universidades, instalações militares e instalações de pesquisa médica. Estimativas sugerem que a praga infectou 10 por cento dos 60 mil computadores que formavam a rede mundial da época.
O worm pegou de surpresa os administradores e usuários da internet naquele ano, que nunca tinham visto um ataque parecido. Para se espalhar, a praga tirava proveito de brechas de segurança existentes em softwares como o "sendmail" – responsável pelo envio de correio eletrônico – e o "fingerd" – um fornecedor de informações de usuários.
Além de dar início à valorização da segurança em softwares, a mais notável consequência do episódio foi a criação do CERT (http://www.cert.org), um time de especialistas responsável pela comunicação e tratamento de incidentes de segurança. Muitos países e mesmo empresas hoje possuem equipes com o mesmo objetivo. Quem realiza estas funções na rede brasileira é o CERT.br (http://www.cert.br).
Robert Tappan Morris, criador da praga, foi condenado por fraude em computadores em 1990. Não foi para a cadeia, mas teve que pagar uma multa de 10 mil dólares e prestar 400 horas de serviços comunitários.
Quando Robert Morris Jr disseminou seu worm, seu pai, Robert Morris, trabalhava na Agência Nacional de Segurança dos EUA. Hoje, o "criador do primeiro verme da informática" é professor no MIT – a mesma instituição em que ele iniciou a propagação de seu worm.

Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto o vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além disso, pode deletar arquivos em um sistema, enviar documentos por e-mail e, pelo aumento de tráfego gerado por sua reprodução, pode causar lentidão numa rede de computadores.

Nenhum comentário: