01 novembro, 2017

O quadrado mágico de Macau

A origem do Luo Shu (洛書) ou "Livro do Luo", ou "Pergaminho do Rio Luo", é desconhecida.
Trata-se de um diagrama gravado em uma superfície oval, possivelmente um casco de tartaruga que foi encontrado às margens do Rio Luo pelo rei Da Yü por volta de 2.200 a.C.
O diagrama original é formado por 9 conjuntos de círculos brancos (Yang) ou pretos (Yin) dispostos em arranjos que representam geometricamente os números de 1 a 9, e que ocupam posições determinadas entre si: os números pares e ímpares se alternam na periferia do Luo Shu, sendo que os pares ocupam os quatro cantos, e os ímpares se localizam de modo a formar uma cruz nas partes centrais das laterais do diagrama.
Mais tarde, a forma de representar o Luo Shu evoluiu para um quadrado subdividido em nove pequenos quadrados, denominados Nove Palácios, cada um deles ocupado por um número. Atualmente o diagrama é conhecido como Quadrado Mágico de 3 x 3, nome este relacionado ao fato de que a soma de qualquer uma das linhas, colunas e diagonais é sempre 15.
A partir dos ensinamentos do Luo Shu, o rei Da Yü instituiu um sistema de produção agrícola em que as áreas de plantio eram divididas em nove partes iguais e colocadas sob os cuidados de oito famílias que, em mutirão, cultivavam e colhiam coletivamente essas nove áreas, sendo que o produto da área central pertencia ao governo, a título de imposto, e o resto era dividido pelas oito famílias.
De maneira análoga, Da Yü dividiu seu reino em nove estados, que se relacionavam de forma federativa, cada um deles com um governador, sendo que o governo real ocupava o estado do centro e administrava o conjunto dos estados através de nove ministérios.


A configuração matemática hoje conhecida por Luo Shu deu o mote a uma série filatélica que já valeu aos Correios da RAEM (Região Administrativa Especial de Macau) reconhecimento internacional. Louvada pelo diário britânico The Guardian pela originalidade, a emissão é composta por nove selos, cada um apetrechado com um quebra-cabeças distinto e um convite à reflexão.
Fontes
https://artesdotao.com/2013/12/05/luo-shu-diagrama-do-padrao-de-mudanca-energetica-no-espaco-tempo/
http://www.revistamacau.com/2015/04/13/quadrado-magico-filatelia-para-genios/


Notar que o selo de 12 patacas(em que Luo Shu foi o destaque), além da tartaruga ao fundo, tem palavras em português. Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, desde 20 de dezembro de 1999, sendo a outra Hong Kong. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na Ásia.

Nenhum comentário: