21 dezembro, 2017

Charles Darwin era ateu?

Muitas vezes eu encontrei a afirmação de que Darwin era um ateu que se propôs a refutar a Deus. É, por isso, que devemos rejeitar a evolução das espécies. Quantas vezes precisamos deixar isto claro? Nunca na história nenhum cientista fez nada em nome de refutar algo que não foi comprovado em primeiro lugar.
Antes de ir mais longe nas crenças pessoais de Darwin, gostaria de salientar que essas afirmações são uma falácia ad hominem. Seja a teoria certa ou errada, deve ser determinada pela evidência, não pelas crenças de seu fundador mais conhecido. Por sinal, Alfred Russell Wallace desenvolveu de forma independente a mesma teoria.
HMS Beagle
Antes de se tornar um naturalista, Darwin pensava em se tornar um clérigo. Quando ele partiu em sua jornada no HMS Beagle (a viagem em que ele faria suas descobertas), ele ainda se considerava um cristão e acreditava fielmente na Bíblia.
Sim, suas opiniões mudaram após a viagem, mas ele não tinha más intenções para o Todo-Poderoso. Mais tarde, em sua vida, ele rejeitou sua educação fundamentalista, no entanto isso não significa que ele partiu contra Deus. Seu objetivo nunca foi desacreditar a Bíblia de forma alguma. Na verdade, ele era incerto sobre a existência de Deus.
Em sua autobiografia, ele mesmo diz:
"Eu não posso fingir lançar a menor luz em problemas tão abstrusos. O mistério do princípio de todas as coisas é insolúvel para nós. E eu, por um lado, devo me contentar em permanecer agnóstico."
Como se pode ver, a noção de que Darwin queria desacreditar a Bíblia está errada. Mas a diversão não pára por aí. Há até afirmações de que Darwin teve uma conversão no leito de morte durante a qual ele denunciou a teoria da evolução.
Nada poderia ser mais falso e insultante. Darwin estava totalmente comprometido com sua teoria e essa acusação é incongruente com suas obras escritas. Mas mesmo que essa afirmação fosse verdadeira, não teria absolutamente nenhuma influência na própria teoria. Eu disse isso anteriormente, se a teoria é ou não correta é determinada por seus próprios méritos, e não pelas credenciais das pessoas que a aceitam.
Em resumo: concordar ou discordar com a teoria não tem efeito sobre ela. Darwin era inegavelmente um grande cientista e uma pessoa que buscava a verdade, não um mistificador que queria poluir sua ilusão com mentiras.

Was Charles Darwin An Atheist?, Origin Prometheus

Nenhum comentário: