01 dezembro, 2017

Então, qual é o sentido da vida?

O astrofísico Neil deGrasse Tyson fazia uma palestra no Wilbur Theatre, de Boston, quando Jack, de 6 anos, lhe perguntou qual era o sentido da vida,
Então, qual é o sentido da vida? Acho que as pessoas fazem essa pergunta na suposição de que "sentido" é algo que você pode olhar e dizer "Aqui está, eu o encontrei! Este é o sentido que eu estava procurando!". Essa ideia, no entanto, não considera a possibilidade de que "sentido" é algo que você possa criar. Algo que você possa fabricá-lo para si mesmo e para os outros.
Então, quando eu penso em "sentido da vida", eu me pergunto: "Será que eu aprendi alguma coisa hoje que eu não sabia ontem, trazendo-me um pouco mais para perto de saber tudo o que pode ser conhecido no Universo?" Se eu viver um dia e eu não sei um pouco mais do que eu fiz no dia anterior, eu acho que desperdicei aquele dia. Então, as pessoas que, no final do ano letivo, dizem "O verão! Eu não tenho o que pensar!", sei lá… Pensar lhe traz para mais perto da Natureza. Saber como as coisas funcionam lhe dá poder para influenciar os acontecimentos. Dá-lhe poder para ajudar as pessoas que possam precisar dele para ajudar a si mesmo e sua trajetória.
Então, quando eu penso no sentido da vida, não é uma questão eterna e irrespondível; para mim, está ao meu alcance todos os dias. Então, para você, com a idade de seis anos e três quartos, posso sugerir que você pode explorar a natureza, tanto quanto você puder. E, ocasionalmente, significa sujar a sua roupa, porque você pode querer saltar em poças e seus pais não querem que você faça isso. Diga-lhes que eu lhe dei permissão!
Eu dou-lhe mais permissões. Alguma vez você já bateu nas coisas em sua cozinha? Você ainda é uma criança e parte da condição de ser uma criança é explorar o mundo ao seu redor. E todas as leis da Natureza que influenciam esse mundo. Então, pegue diferentes coisas e bata nelas com uma colher e perceba que os sons são diferentes. Soa diferente com diferentes colheres. Seja alumínio, aço ou cobre, Soam diferentes! A maioria dos pais dizem "não faça isso, você vai ficar sujo. Pare com isso, porque faz muito barulho". Você responde "Por que vocês me tiveram, em primeiro lugar?". Algumas pessoas não tem filhos para que eles tenham as casas arrumadas. Porque as crianças fazem bagunça! Elas fazem isso porque estão explorando o mundo. Então, você tem a minha permissão… bem, você estará em apuros, eu não vou estar por perto…
Portanto, o seu sentido da vida estará em suas mãos; se você tem liberdade, você pode explorar o mundo. Então, quando você ficar mais velho, você estará tão perto de saber como funciona o mundo que, provavelmente, você vai dizer "Eu sei como resolver isso! Eu estive pensando sobre isso. Tenho pensando nisso desde que eu estava batendo nas coisas na cozinha. Quando eu ainda estava pegando os flocos de neve com a minha língua ao descer a rua." [...]

Vídeo QUAL O SENTIDO DA VIDA
Tradução: Luc Anderssen

Nenhum comentário: