14 janeiro, 2018

Discos copiados em radiografias

Na União Soviética havia muitas coisas proibidas, entre elas uma boa parte da música ocidental. O rock 'n' roll (era óbvio), o jazz e outros gêneros musicais da América e do Reino Unido. E os ritmos latinos – o mambo, o tango – também foram proibidos na União Soviética por serem considerados excessivamente sensuais.
Mas a proibição não foi empecilho, ao contrário foi um incentivo, para que por lá circulassem, nas décadas de 1950 e 60, cópias desses discos em películas de RX.
O processo de produção era um tanto artesanal, já que incluía o recorte da radiografia – geralmente a mão –, a perfuração do orifício central – geralmente com um cigarro aceso – e a gravação dos sulcos da música usando um dispositivo que lia o disco original.
Conhecidos como «costelas», «música em costelas», «discos de ossos» ou roentgenizdat, não apresentavam um som satisfatório e não duravam muito, porém são hoje uma curiosa relíquia de uma época passada assim como de suas circunstâncias. Conforme o recorte da radiografia, os tais discos piratas até pareciam bonitos.

Em X-RAY AUDIO, há mais informações sobre estos «discos», inclusive uma seção na qual se podem ver e ouvir alguns deles.
Fontes
http://www.microsiervos.com/archivo/musica/roentgenizdat-discos-pirata-sovieticos-hechos-radiografias.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Ribs_(recordings)
http://www.npr.org/2016/01/09/462289635/bones-and-grooves-weird-secret-history-of-soviet-x-ray-music

Nenhum comentário: