14 março, 2018

Pi na justiça

A história começa no Pi Day, o Dia do Pi (14 de março, ou 3,14) em 2011. Quando o New Scientist postou um vídeo de um músico chamado Michael John Blake com uma renderização das primeiras 31 casas decimais do pi, tocada a um ritmo de 157 batimentos por minuto (314 dividido por dois).
O vídeo tornou-se imediatamente viral, mas algumas horas depois o YouTube foi contatado por um advogado que representava o músico de jazz Lars Erickson.
Lars alegou que o trabalho de Blake soava muito parecido com sua composição de 1992, Pi Symphony, que ele havia registrado no US Copyright Office.
Pressionado pela reivindicação de violação de direitos autorais, o YouTube removeu o vídeo. Mas Blake decidiu tocar em frente sua criação.
Um ano depois, em 14 de março deste ano, um juiz nos EUA, Michael H. Simon, propositalmente escolhendo o Pi Day para anunciar sua decisão, rejeitou a alegação de Erickson de violação de direitos autorais.
"Pi é um fato não protegido por direitos autorais, e a transcrição de pi para a música é uma ideia não protegida por direitos autorais", escreveu Simon em sua opinião jurídica.
Então, agora, sem medo de acusação, aqui estão os primeiros 31 dígitos de Pi na versão musical de Blake.



Fonte: http://pballew.blogspot.com.br/2017/03/on-this-day-in-math-march-14.html#links

Nenhum comentário: