16 março, 2018

Símbolos gráficos perdidos

Comecemos o assunto pelo desabafo do site hispânico Jot Down:
Estamos exterminando os sinais ortográficos. E há algo ainda pior: somos reincidentes. Esta não é a primeira vez que nossa inércia destrutiva enterra esses tesouros. No deserto representado pelo vídeo, GIF, streaming e quem sabe mais quantas plataformas demoníacas, este pequeno oásis gráfico ameaça secar. Em breve, teremos um emoticon para cada emoção. Nós até teremos um emoticon para dançar no túmulo onde enterramos as aspas, outro para vilipendiar os restos mortais dos colchetes. Nós, então, não sei se seremos os mesmos, mas sei que nos lembraremos de nossos antigos professores nos explicando a diferença entre o ponto continuativo (punto y seguido, em espanhol), o ponto parágrafo e o ponto final.
Felizmente, um movimento pretende trazer de volta os símbolos gráficos perdidos. Com destaque para a iniciativa da Progressive Punctuation (Pontuação Progressiva) que advoga a reinserção gráfica de 14 deles.
Então, quais são esses símbolos misteriosos, e como eles podem nos ajudar? Veja-os a seguir:


Integram uma lista que cobre emoções e ideias como ironia, sarcasmo e dúvida.
Você poderia argumentar que, se uma pessoa quer transmitir esses sentimentos, eles devem confiar em suas palavras em vez de sua pontuação, mas todos nós provavelmente já tivemos textos e mensagens que foram mal interpretados. E estes símbolos que retornam para dissipar os equívocos parecem mais profissionais que os emojis.

Onde estaríamos sem os sinais de pontuação? Em uma terra de mal-entendidos gramaticais, that's where! (Veja, somos apenas três frases neste artigo e a pontuação já está ajudando a dar sentido a tudo.)

Nenhum comentário: