10 maio, 2018

A inalação de hélio (se você não é Deus nem Morgan Freeman)

O hélio não muda o tom de sua voz - muda o timbre
Timbre é a qualidade do som. Você pode ter dois sons que têm o mesmo tom e volume, mas ainda podem parecer diferentes - é o timbre.
O professor Joe Wolfe, da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália, explica :
O tom é determinado pelas frequências dos harmônicos e estes não mudaram. A fala, no entanto, soa como a fala do Pato Donald. Há menos potência em baixas frequências, de modo que o som é fino e discreto. Essa alteração no timbre altera as vogais de forma espetacular.
Quando você fala, algumas partes de sua fala (em frequências baixas e altas) ressoam, o que a torna mais potente. Quando você fala através do hélio, as de frequências baixas são deslocadas para uma parte superior do espectro de frequência - então, você perde completamente a ressonância nas baixas frequências.
Você reduz efetivamente o volume nas partes mais profundas da sua voz.
A densidade de hélio e a rapidez com que as ondas de som passam por ele são culpadas por isso.
O hélio é menos denso do que o ar (que é composto de nitrogênio e oxigênio). Por isso, as ondas sonoras viajam quase três vezes mais rapidamente através do hélio do que viajariam pelo ar.
Mas antes de testar isso por si mesmo, você deve saber que a inalação de hélio pode ser perigosa.
Ao inalar o hélio de um balão, você está se privando de oxigênio, então você está em risco de asfixiar-se. O mais seguro é tomar uma pequena respiração (suficiente para produzir o efeito) e depois respirar o ar ambiente por pelo menos alguns minutos. Também é melhor sentar-se para não cair e se machucar.
Nunca inalar o hélio de uma garrafa inteira de gás - se você fizer isso pode danificar seus pulmões e morrer de sangramento interno, o que definitivamente colocaria um ponto final em sua festa.
https://www.buzzfeed.com/kellyoakes/this-is-what-actually-happens-when-you-inhale-helium?utm_term=.cqyOJR03E#.airqypGv2

Lembre-se: você não é Deus nem Morgan Freeman, o que dá no mesmo.

Nenhum comentário: