01 abril, 2010

Stonehenge: a grande fraude

Em seu número de janeiro de 2010, a revista National Geographic vai colocar de pernas para o ar o mundo da Arqueologia, ao revelar com todos os detalhes um dos maiores escândalos da história. No artigo intitulado "Stonehenge, the big hoax", cujo teor está sendo antecipado pelo site Fogonazos, a revista vai colocar sobre a mesa as provas de que 90 por cento da pedras que hoje são vistas em Stonehenge não pertencem à formação original. Foram colocadas em "restaurações" feitas em 1901, 1919, 1920 e 1958, sem que as autoridades responsáveis dessem o conhecimento disso à sociedade britânica e ao mundo científico.
Essa revelação é o resultado de dez anos de pesquisas do arqueólogo Mike Parker Pearson, que conseguiu reunir cartas, planos, esboços de projetos e uma coleção de fotografias relacionadas com essas ardilosas montagens. Uma dessas correspondências mostra que havia um meticuloso plano "para converter a zona em um foco de atração baseado na cultura druída e que, portanto, deveria se manter no mais absoluto segredo". PGCS


Uma das fotografias da National Geographic: operários a serviço de Sua Majestade levantando com um guindaste pesadas pedras para colocá-las, uma sobre as outras, de modo a simular a grande formação de megalitos de Stonehenge

Se o leitor acreditou nessa história, acaba de ser uma vítima do Dia da Mentira. Os sites Fogonazos e EntreMentes já passaram por isso (em 28 de dezembro, Dia de los Inocentes, na Espanha). Fogonazos desmentiu logo a "notícia"; Entrementes guardou-a para publicação em data mais propícia: 1º. de abril.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será? Ou será que eles estão querendo esconder o fato?
Mostraram, e depois que viram a repercussão oque deu, quiseram desmentir pra não causar alvoroço no meio cientifico. Se for farsa, como as fotos foram criadas?