13 novembro, 2016

Como converter seu histórico de buscas no Google em um livro

Searches (Pesquisas), de Ishac Bertran, é uma coleção de seis livros que contêm as buscas que o autor realizou no Google, entre 2016 e 2015. A ideia surgiu no final de 2015, quando ele descobriu que podia resgatar todas suas buscas passadas.
«Quando vi que podia baixar aquele conteúdo e comecei a revisá-lo, me dei conta de que, inconscientemente, havia estado a escrever um diário pessoal: ali estavam todos os meus interesses, preocupações, projetos e sonhos de todos aqueles anos, armazenados no histórico do Google e que agora estão nestes livros. Além de desfrutar lendo-os, me serviram para refletir sobre quanto de nossas vidas compartilhamos com a internet.»
Ishac decidiu converter o histórico pessoal em volumes impressos, um para cada ano, a fim de que «aquela memória tomasse uma dimensão mais alcançável e fosse mais fácil de ser lembrada».


Em GitHub, estão as instruções e ferramentas para gerar um livro com o histórico do Google para quem estiver interessado em fazê-lo.

(Os livros não são para venda. Eu acho. Talvez. Quanto?)

Buscas educadas

Nenhum comentário: