03 novembro, 2016

Prêmios Problemas do Milênio

Vamos começar devagar. Se lhe perguntássemos qual é a raiz quadrada de 4, com certeza não teria dificuldade em responder que é 2, uma vez que o número 2 multiplicado por ele mesmo dá 4.
Agora, vamos aumentar o nível de dificuldade: qual é a resposta para a hipótese de Riemann? Tem razão, foi um salto demasiado grande. Mas não há tempo a perder quando o que está em jogo é um prêmio de 1 milhão de dólares. Só que, para ganhá-lo, você precisa ser um verdadeiro gênio.


Em 24 de maio de 2000, para celebrar a matemática no novo milênio, o The Clay Mathematics Institute of Cambridge, Massachusetts (CMI) criou os Sete Prêmios Problemas do Milênio. Os problemas foram escolhidos pelo Conselho Científico do CMI, após consultas feitas aos principais especialistas em todo o mundo sobre as questões matemáticas que permaneciam sem soluções.
Na sequência da decisão do Conselho Científico, o Conselho de Administração da CMI designou um fundo de prêmios de US $ 7 milhões para as soluções destes problemas, com US $ 1 milhão alocado para a solução de cada problema.
É de notar que um dos Sete Prêmios Problemas do Milênio, a hipótese de Riemann, formulada em 1859, já aparecia na lista dos vinte e três problemas indicados por David Hilbert, em 9 de agosto de 1900.

http://www.claymath.org/millennium-problems/millennium-prize-problems
http://observador.pt/2016/08/23/precisa-de-um-milhao-de-dolares-resolva-um-destes-problemas

Nenhum comentário: